Páginas

Biodiversidade, você sabe o que é???

Bios é um radical de origem grega que significa vida, diversidade significa variedade. Então, de acordo com a etimologia da palavra, biodiversidade é a variedade de vida. Contudo, é importante destacar que existem três níveis de biodiversidade: a genética, que se refere aos milhares de genes de cada um dos organismos vivos, a de espécies, que diz respeito à variedade de seres vivos, e a de ecossistemas, que se refere às relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem esses seres. São conhecidas pelos cientistas aproximadamente 2 milhões de espécies de seres vivos, no entanto, calcula-se que, no mundo inteiro, devem existir cerca de 30 milhões de espécies. Os países em desenvolvidos , praticamente todos localizados nas faixas tropical e equatorial do globo, possuem o maior estoque de espécies vivas existentes na Terra. O Brasil, sozinho, abriga cerca de 30% de todas as espécies de seres vivos já conhecidos no planeta!


Belezas da Nossa Terra


Nesta primeira postagem, sobre o “Belezas da Nossa Terra”, vamos mostrar e destacar as belezas do balneário de Pontal do Ipiranga, que fica em Linhares-ES.

Lá além de rodeado de tranqüilidade e sossego, possui trilha dentro da restinga, onde os moradores e turista, podem com consciência, apreciar a vista e conhecer um pouquinho mais das riquezas que possuímos e não conhecemos!    





 

 


  


Pirâmide de Energia


Umas das formas dos cientistas estudarem os ecossistemas e preverem o que podem acontecer com eles, em casos de intervenção humana ou de outros seres vivos é pela medida de sua Biomassa.

A partir da Biomassa os cientistas determinam a quantidade total da matéria e, portanto, de energia disponível em cada componente de uma cadeia ou teia alimentar.

Para se ter uma idéia do que é isso, é como se uma árvore inteira, pudesse servir de alimento e dela pudesse obter energia. A energia contida em todo esse material é representada em um retângulo o tamanho de cada retângulo depende da quantidade de energia disponível, assim cada nível de produtores e consumidores vai formando um espécie de pirâmide de energia sendo a base construída pelos Produtores, acima desta, os consumidores primários, e assim por diante.  



                                                                                  

Entrevista


Olá,
Sempre que possível estaremos postando entrevistas com profissionais da área de biologia e afins, para deixar nosso blog mais atualizado e interessante para vocês!

O nosso primeiro entrevistado foi o Professor Francisco Capovilla Alves, que é Biólogo - UFES e Mestre em Produção Vegetal – CCA UFES, que já esta na área há quase 10 anos. Atualmente, ele da aulas na Faculdade Pitágoras – Linhares para o curso de Ciências Biológicas. 

O Professor Francisco analisa a biodiversidade ecológica do Espírito Santo, como elevada, apesar das poluições, desmatamentos, e a falta de consciência ambiental de algumas pessoas, o nosso estado ainda possui uma grande diversidade ecológica, tanto na fauna como na flora.

Francisco ainda diz que, as relações ecológicas são de grande importância para os seres vivos, pois elas mantém dinâmica entra as populações e o meio ambiente, evitando desequilíbrios ambientais. Em relação aos projetos de recuperação da fauna e flora e sobre a reciclagem, ele diz ser importante para o ambiente, mas que é uma questão social, onde nós seres humanos, que fazemos parte de todo o sistema, deveríamos ajudar mais ou invés de sermos os grandes causadores de prejuízos ao meio ambiente.  
Professor Francisco Capovilla Alves
 Biólogo - UFES 
 Mestre em Produção Vegetal – CCA UFES
 

Slogan do Blog




Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria


Dizemos que um produtor, como o capim, adquire Matéria quando absorve substâncias que estão no ambiente e as incorpora por meio da Fotossíntese. A energia que vem do Sol é necessária para a fabricação do alimento. Essa energia não é perdida, ela fica armazenada nas substâncias formadas, como no açúcar (alimento).
Durante a fotossíntese, matéria e energia são utilizadas e sofrem transformações.
Quando a planta produz substâncias, ela incorpora matéria e armazena energia.
Quando um consumidor primário se alimenta de um produtor, ele está não apenas ingerindo a matéria que há no corpo do produtor, mas também obtendo a energia que está armazenada. Assim ocorre sucessivamente para todos os consumidores da cadeia alimentar.
Então, na cadeia alimentar, há um Fluxo (passagem) de energia e de matéria de um ser vivo para outro.

Enquanto uma parte da matéria passa de um ser vivo para outro, a outra parte não é consumida, por exemplo, restos de seres vivos como folhas, galhos, ossos, fezes e etc., e vai para o ambiente, passando a fazer parte dele. Este é chamado Ciclo da Matéria.

Uma parte da energia absorvida por um ser vivo quando ele se alimenta é gasta em suas atividade de sobrevivência: crescimento, locomoção, respiração, reprodução entre outros. Os consumidores não aproveitam toda a energia contida nos alimentos. Os consumidores primários (herbívoros) eliminam, nas fezes, cerca de 90% do que comeram. Os consumidores secundários, por sua vez, eliminam cerca de 50% nas fezes.

 
Assim, em uma cadeia alimentar, sempre passará para o nível seguinte uma quantidade de energia menor que a recebida. Isso é um dos fatores que ajudam a explicar por que os animais que ocupam as últimas posições nas cadeias alimentares, como os grandes carnívoros, correm o maior risco de extinção.
 

Tirinha Ecológica




Cadeias e Teias Alimentares


Todos os seres vivos estão interligados formando uma grande rede que depende, inicialmente, da energia do Sol que chega à superfície da Terra.
Os organismos que usam a energia solar e produzem alimento, os produtores, constituem a Base da Cadeia Alimentar, que é dividida em níveis:

Os Produtores (1º nível ) são a base para a alimentação dos Consumidores, inicialmente os Herbívoros (2º nível ) e, depois os Carnívoros (3º nível e demais). Perceba que mesmo os Carnívoros dependem indiretamente dos produtores.

A essa seqüência de alimentação dá-se o nome de Cadeia Alimentar. Ela pode ser representado por diagramas que mostram o fluxo do alimento.  

Um consumidor que se alimenta diretamente de um produtor é considerado um consumidor primário; um consumidor que se alimenta de um consumidor primário é considerado um consumidor secundário, e assim por diante.

 

Neste exemplo acima, a planta e o Produtor, enquanto o gafanhoto é o Consumidor Primário e o sapo é o Consumidor Secundário e por fim os Decompositores que são os fungos e bactérias.

 
Quando o diagrama há mais de uma cadeia alimentar possível, e pelo menos um dos componentes ocupa mais de um nível ( os consumidores, por exemplo, ser ao mesmo tempo consumidores primários e secundários), o conjunto das relações se chama Teia Alimentar.
 

Tirinha Ecológica


Organismos Consumidores


São os seres vivos que não produzem seu próprio alimento precisam obtê-lo de outros organismos, por isso são chamados de Consumidores.

Entre os Consumidores, existem os que se alimentam de organismos produtores (Ex.: plantas) são chamados animais Herbívoros. Há também animais que se alimentam de partes de outro animal, ou mesmo deles inteiro, são chamados de Carnívoros. Possuem também animais que se alimentam tanto de Produtores, quanto de Consumidores, sendo assim classificados como Onívoros. Os animais que matam sua presa para se alimentar são chamados Predadores.




 


Organismos Produtores


Os seres vivos têm algumas características em comum, e entre elas está a necessidade de obter alimento. É o alimento que fornece para os seres vivos a energia de que precisam para sobreviver. Os animais buscam seu alimento em outros seres vivos, como plantas e fungos, e mesmo em outros animais. As plantas, por sua vez, também precisam de alimento, mas seu alimento é produzido pelo processo denominado fotossíntese.
Produtores :

Os organismos que fabricam seu próprio alimento são chamados Produtores.
Os seres vivos capazes de fazer isso são as plantas, as algas e algumas bactérias.
 



A forma mais comum de se produzir o próprio alimento é por meio de um processo conhecido como Fotossíntese ( do grego photos = luz ; synthesis = produção). A fotossíntese é um processo em que há a produção de alimento na presença de luz. Para produzir alimento são necessárias matéria-prima e energia.  


 

A planta obtém a matéria absorvendo do ar o gás carbônico e , do solo, a água ( as plantas aquáticas obtêm substâncias diretamente da água). A fotossíntese é responsável pela produção de glicose, um tipo de açúcar fundamental para a nutrição e a sobrevivência da planta, e de gás oxigênio, que é liberado no ambiente. Esse processo ocorre na presença da energia do Sol e da substância clorofila, que dá a cor verde às plantas.
Podemos assim dizer que os organismo Produtores fabricam seu próprio alimento por meio da Fotossíntese.  

Tirinha Ecológica




Voçê Sabia ???


  • O entulho da construção civil deve ser reciclado e reutilizado em outras obras.

  • E que os resíduos dos serviços de saúde (hospitais, farmácias, laboratórios e etc.) devem ser aterrados em valas especiais e com acesso controlado.

Tirinha Ecológica




Tirinha Ecológica




Conservacionismo, uma idéia importante para seguir ...


Desde o passado, as civilizações humanas têm provocado impactos ambientais. Antes, eram os caçadores, que investiam contra animais selvagens, geralmente de maneira exagerada em relação às,  quantidade de alimento que necessitavam ou, mesmo, por puro prazer; pescadores, que não respeitavam o tempo de reprodução dos animais aquáticos e, matando os filhotes ou as fêmeas ainda cheias de ovos ou filhotes, levaram muitas espécies à beira da extinção, como baleias e lagostas; agricultores, que substituíram florestas inteiras por culturas de interesse comercial.

Mas, nos últimos 50 anos, o desenvolvimento urbano desordenado e a industrialização frenética se tornaram as principais armas contra a natureza. As agressões ao meio ambiente acontecem até mesmo no campo. Com a explosão demográfica, ou seja, o crescimento acelerado da população, a necessidade de alimento é cada vez maior.

Para acompanhar o crescimento populacional, a agricultura teve de se adaptar para produzir mais, necessitando de mais terras a adotando técnicas complicadas para aumentar e rendimento: máquinas para preparar o solo, semear e colher; adubos químicos para corrigir o solo; defensivos agrícolas contra pragas. Embora os recursos tenham levado a uma  agricultura moderna, também trouxeram riscos, as máquinas podem compactar o solo e poluir o ambiente, e defensivos agrícolas acabam sendo prejudiciais aos seres humanos e aos demais seres vivos.

E foi pensando em toda essa história de destruição e na necessidade de se proteger e preservar a natureza que foram criados os Mandamentos Conservacionistas, que dizem o seguinte:

1)    Contribua para a redução do lixo e dos resíduos.

·         Só compre bebidas em recipientes que possam ser reaproveitados.

·         Evite, ao máximo, usar embalagens com folhas de estanho ou plástico, que não são destruídos pelos micro-organismos.

·         Deposite o lixo em locais apropriados.

2)    Economize água:

·         Use-a sem desperdício.

·         Conserte logo os vazamentos de torneiras e tubulações.

3)    Economize energia elétrica:

·         Ligue a luz só quando necessário.

·         Reduza o uso de chuveiros e aquecedores nas horas críticas de maior consumo, como ao anoitecer.

·         Utilize lâmpadas eletrônicas, mais econômicas.

4)    Contribua para que o ar seja mais puro:

·         Evite queimar papéis e detritos.

·         Denuncie os responsáveis pela poluição às autoridades e a imprensa, usando provas, documentos e fotos, sempre que possível.

5)    Contribua para que a água seja mais pura:

·         Não lance, nas águas, lixo, animais mortos, produtos químicos e tudo mais que possa poluí-las ou contaminá-las.

·         Identifique pessoas ou empresas que, habitualmente, lançam materiais poluentes na água, denunciando-as às autoridades e à imprensa e convencendo-as das vantagens da água límpida para os seres vivos, além de lembrá-las do dever de cada um de evitar a poluição.

6)    Contribua para a conservação do solo:

·         Evite retirar a cobertura vegetal, para não causar erosão.

·         Evite lançar detritos sobre o solo, produtos químicos, lixo ou fezes.

7)    Contribua para a conservação dos recursos da flora e da fauna:

·         Preserve os ecossistemas típicos de cada local.

·         Proteja as árvores e outros vegetais.

·         Espalhe sementes em terrenos descampados ou desnudos.

8)    Contribua para que o ambiente esteja bem cuidado e agradável sem sujeira ou entulho:

·         Organize campanhas de limpeza em casa, na escola, em clubes em todos os ambientes que freqüentar.

9)    Contribua para a humanização de sua comunidade:

·         Não faça barulho desnecessário, contribuindo para a redução do ruído urbano.

10)  Participe da luta pela conservação da natureza em todas as oportunidades:

·         As atividade humanas devem obedecer às leis da natureza para evitar conseqüências como poluição e destruição.

Saiba mais !!!


Que destino dar às pilhas usadas? Jogá-las no lixo?

Aumenta constantemente o número de aparelhos que usam pilhas ou baterias, como relógios, câmaras fotográficas, brinquedos, calculadoras e telefones celulares. Isso representa um perigo potencial para o ambiente, pois as pilhas contêm metais pesados tóxicos, como chumbo, cádmio, lítio e mercúrio, que não são biodegradáveis.
Os usuários não sabiam o que fazer com suas pilhas velhas até que o Conselho Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, publicou sua Resolução 257. Ela estipula que os fabricantes de pilhas são obrigados a recolher as usadas para reciclá-las ou confiná-las em aterros apropriados. Algumas empresas fizeram acordo com os Correios, para que eles produzam embalagens especiais para remeter as pilhas aos fabricantes. Estes pagarão o frete.

Há escolas que fazem a coleta, para destiná-los aos lugares corretos, como é o caso da E.E.E.F José de Caldas Brito no Bairro Araçá, os alunos trazem as pilhas e também materiais recicláveis para a escola, e lá possui um coletor, assim todo o material é encaminhado para o Projeto CRIAR no Bairro Aviso.

Se você mora perto da escola ou do projeto, pode também ajuda, começando a separar o seu lixo e encaminhar para os coletores que estão espalhados pela cidade. Bons hábitos geram bons resultados! 

 

Biodiversidade, você sabe o que é?


Bios é um radical de origem grega que significa vida, diversidade significa variedade. Então, de acordo com a etimologia da palavra, biodiversidade é a variedade de vida. Contudo, é importante destacar que existem três níveis de biodiversidade: a genética, que se refere aos milhares de genes de cada um dos organismos vivos, a de espécies, que diz respeito à variedade de seres vivos, e a de ecossistemas, que se refere às relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem esses seres.

São conhecidas pelos cientistas aproximadamente 2 milhões de espécies de seres vivos, no entanto, calcula-se que, no mundo inteiro, devem existir cerca de 30 milhões de espécies.
Os países em desenvolvidos , praticamente todos localizados nas faixas tropical e equatorial do globo, possuem o maior estoque de espécies vivas existentes na Terra. O Brasil, sozinho, abriga cerca de 30% de todas as espécies de seres vivos já conhecidos no planeta. Mas são os países ricos que possuem tecnologia para se beneficiar dessas riquezas.


 






Saiba Mais Sobre o Nosso Mascote, o Quati !

Olá, o Nasua nasua, ou Quati de Bando como também é conhecido, habita predominantemente as selvas sul-americanas e a parte meridional da América Central. O Quati é um mamífero e carnívoro, os indivíduos adultos medem entre 40 a 67 centímetros de comprimento, 30 centímetros de altura e podem pesar de 3 a 8 kg. Apresentam o focinho comprido, sua pelagem é castanha clara ou negra, com o ventre mais claro, e freqüentemente anéis brancos na cauda. A sua cabeça é delgada, com um longo nariz, orelhas pequenas, patas negras e cauda longa não preênsil usada para se equilibrar e fazer sinais. O seu habitat é muito variado, desde as florestas tropicais às pradarias de erva, do nível do mar até a alta montanha. Alimentam-se à base de insetos que procuram no solo, entre ramos, folhas mortas e erva; comem também frutos e pequenos vertebrados. Caminham sobre os pés, tal como o urso-cinzento, mas, ao contrário do seu enorme parente, consegue descer das árvores de cabeça para baixo, graças às suas flexíveis articulações. Preferem dormir ou descansar em lugares elevados e em nichos. Dão à luz ninhadas de uma a seis crias num ninho construído num tronco de árvore, entre Outubro e Fevereiro.




Você sabe o que é o Meio Ambiente? O Meio Ambiente engloba todos os seres vivos do planeta – inclusive nós, seres humanos-, e ainda a maneira como vivem os seres, e as interações que eles estabelecem entre si e com fatores como a luz, a temperatura, a umidade e o solo!

Você sabia???

· De acordo com os especialistas, a biodiversidade é que decidirá o domínio tecnológico do próximo século.
· O Brasil está entre os quatro países que possuem a maior quantidade de espécies de seres vivos animais e vegetais do Mundo !
· Se o Brasil conseguir preservar seu potencial de biodiversidade e desenvolver tecnologia própria para aproveitá-lo, poderá transforma-se em uma grande potências Mundial!

Fique ligado, e aprenda mais!!!

Aprenda biodiversidade jogando

Biodiversidade, você sabe o que é? Bios é um radical de origem grega que significa vida, diversidade significa variedade. Então, de acordo com a etimologia da palavra, biodiversidade é a variedade de vida. Contudo, é importante destacar que existem três níveis de biodiversidade: a genética, que se refere aos milhares de genes de cada um dos organismos vivos, a de espécies, que diz respeito à variedade de seres vivos, e a de ecossistemas, que se refere às relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem esses seres. 

 São conhecidas pelos cientistas aproximadamente 2 milhões de espécies de seres vivos, no entanto, calcula-se que, no mundo inteiro, devem existir cerca de 30 milhões de espécies. 

 Os países em desenvolvidos, praticamente todos localizados nas faixas tropical e equatorial do globo, possuem o maior estoque de espécies vivas existentes na Terra. O Brasil, sozinho, abriga cerca de 30% de todas as espécies de seres vivos já conhecidos no planeta. Mas são os países ricos que possuem tecnologia para se beneficiar dessas riquezas.

APRENDA COM O JOGO ONLINE